30 de março de 2012

Merece Destaque: Novo Conceito #06

Um Mundo Brilhante - T. Greenwood
Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato.
Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática.
Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. 

***
"Nota Pessoal"

Com certeza o livro mais difícil que li até agora, não pelo enredo em si que flui bem e rápido, mas porque considerei Ben um anti-herói, mesmo ele tentando fazer as coisas certas só que pelos meios e motivos errado, entendam o porquê.

Bem é professor ajunto e ensina história é literalmente um ''doutor'' e nas horas vagas barman (sim, dois pólos bem distantes não acham), mas até então ele é meio que levado pela vida se é que me entendem, apesar de não se sentir confortável com muitas coisas continua vivendo, sem mudar nada, seu relacionamento de muito tempo com Sara (que quer muito se casar eles já moram juntos mas, ela deseja oficializar o que não posso dizer de Ben que foge mais do casamento do que de qualquer outra coisa) esta em fase quase ''terminal'' mas Ben, como falei está acomodado na vida, até que junto com uma nevasca vem uma grande mudança, talvez uma que vai mudá-lo para sempre. 
Encontrar um corpo praticamente congelado e totalmente espancado em sua porta com certeza mexe com o psicológico de qualquer pessoa, mas com Ben foi muito, mas muito além disso ele começou a viver em um "mundo" paralelo depois que encontrou Ricky Begay um rapaz de origem indígena praticamente morto em sua porta.
Daí então as coisas começam a desandar de vez na vida de Ben, pra ele se torna uma obsessão descobrir o que de fato aconteceu com o rapaz e de tão forma que acaba se envolvendo com a irmã dele, Shadi (detestei ela, pois mesmo sabendo que ele já tinha alguém ainda o aceitou) ele também acaba obcecado por ela (que raiva), pensando até em terminar tudo com Sara para ficar com ela, mas Sara mesmo sem saber da outra dá o ''golpe de misericórdia'' ficando grávida (não de propósito claro) só que isso acaba de vez com as chances de Ben a deixar, pois ele não quer abandonar o filho (tem um complexo de infância também, isso é bem relatado no livro, é sobre a morte da irmã dele). 
Ele sabia que Sara nunca entenderia, que ela seria incapaz de compreender a nova sensação e o novo propósito que pareciam inchar dentro do seu peito como uma tempestade.
                              
Acredito que nem Ben sabia onde ele estava se metendo quando foi ''consolar" a irmã de Ricky Begay, ele começa uma investigação por si mesmo, já que ninguém dá importância ao caso do indígena, aos poucos juntando fatos e informações, Ben acaba solucionando o caso, mas há um alto custo (essa é uma das partes mais emocionantes do livro) não acredito que ele tenha se arrependido de tudo o que fez das mentiras e da traição, ele simplesmente optou por aquilo que para ele era mais seguro e mesmo no final sinto que ele ainda queria mudar de ideia, isso pra mim, foi inconcebível, sem contar a passividade de Sara que em momento algum falou o que realmente pensava, pois tenho certeza que ela sabia da traição dele, era impossível não ver a indiferença de Ben em vários momentos.
É um livro forte, rápido de ser ler em alguns momentos parei para refletir sobre como não conhecemos de verdade as pessoas, elas muitas vezes dizem algo com os lábios, mas o que realmente se sente é completamente o oposto, como Ben que estava tão acostumado a mentir para Sara pelas coisas mais mínimas que quando passou para coisas bem maiores não se sentiu culpado.
Se preparem para fortes emoções é isso que o livro promete.


PS: A capa é fora de série, tenho de ressaltar a qualidade cada vez maior que a Novo Conceito vem empregando em seus livros, é sempre algo novo que está deixando todo mundo de queixo caído.

Capa original ( também muito linda!)

Comente com o Facebook: