9 de agosto de 2013

O Projeto Rosie - Graeme Simsion

Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.


"Nota Pessoal"

Gente, não sei por onde começar a resenha deste livro, pois são tantas coisas boas pra falar sobre ele que até fica difícil, mas para explicar melhor a história de Don Tillman tenho de falar em paralela de um personagem de um seriado que eu sou completamente apaixonada - Sheldon Cooper - da série de TV The Big Bang Theory. Aí vocês vão me perguntar o que uma coisa tem a ver com a outra, aí eu vou responder: ---TUDO!
Achei o Sheldon e o Don irmãos gêmeos em vários momentos, vejam bem... Don é um cientista especializado em genética e professor universitário que leva sua vida com um robô, sim um robô, tudo para ele é cronometrado, tem uma meta e ele não vê sentido em uma porção de coisas que as pessoas fazem que não são baseados na ciência (isso lembra alguém para vocês), pois a mim em vários momentos vi a semelhança entre ambos o que tornou a minha leitura muito mais prazerosa.

Agora vamos falar de Don: Ele teve uma infância complicada, afinal ser uma criança nerd não é fácil não é verdade.. Pois bem, ele cresceu e se tornou uma pessoa que vê tudo por um prisma diferente, o que acaba o tornando uma pessoa solitária, isolada e na fase adulta, agora com quase quarenta anos e pouquíssima vida social, ele resolve ingressar no maior projeto da sua vida - O PROJETO ESPOSA - sim isso mesmo chegou a hora de encontrar uma “companheira para vida toda” e como fazer isso, afinal Don é super ante social e têm apenas uns três amigos de verdade (sério isso kkkkk) e para uma tarefa tão difícil e complexa como essa nada melhor que... UM FORMULÁRIO! Sim, Don cria um formulário com tudo que acha necessário e indispensável para a mulher com quem vai dividir a vida.

Questão 35: Você come rins?
(imaginem alguém te perguntando isso? kkk).

---Sequenciei as perguntas para possibilitar a máxima rapidez de eliminação.
---Creio que consigo eliminar a maioria das mulheres em menos de quarenta segundos.

Claudia disse:
---Na questão sobre chegar no horário, acho que o certo seria (b) um pouco adiantada.
Era mais do que incorreto, o que demonstrava que mesmo Claudia, que era uma boa amiga, não seria uma adequada parceira.

E isso é só o começo, pode acreditar, Don acaba caindo de cabeça no projeto que envolve a escolha de uma esposa adequada, mas no seu caminho acontece: ROSIE, uma garçonete que acaba virando sua vida de cabeça para baixo (quase que literalmente) ela acaba sendo confundida com uma das possíveis candidatas ao cargo de esposa, até que logo de cara, pelo seu péssimo hábito de fumar, já é descartada por Don, mas em meio a um jantar bem estranho Rosie acaba falando de sua vida e pedindo a ajuda de Don para descobrir quem é seu verdadeiro pai, pois aquele que ela imaginou ser seu pai acaba revelando que na verdade ela é fruto de uma noite com um dos ex-colegas da universidade de sua mãe, o que acaba com a vida bem estruturada de Rose e uma bendita viagem a Disney (verão porque).
Com Don tem acesso ao laboratório da universidade, ele, com a sua mente genial, acaba bolando um plano para descobrir quem é o verdadeiro pai de Rosie, daí se inicia: O PROJETO PAI, (sim são muitos projetos na vida de Don) e uma série de situações loucas e hilárias que estes dois vão ter de passar para conseguir material genético para o exame de DNA e estou falando que qualquer material (srsrsr) leitores, vocês vão rir, podem crer, pois Don tem um talento incrível para parecer cômico sem ser na realidade, ele age sempre dentro de todas as normas e leis, mas a forma como ele faz as coisas acontecerem é a graça do livro, seu jeito sincero, educado e verdadeiro torna a leitura obrigatória até a última página, não imagine um romance cheio de cenas melosas onde o mocinho perde a cabeça e vai em busca do amor, Don se acha incapaz de amar, acha que esse tipo de emoção não existe ou que ele não tem o que é necessário para sentir isso, mas como falei Rosie acontece na vida dele e o transforma e em meio ao projeto pai, acontece o PROJETO ROSIE, pois depois de tantas emoções que viveram juntos Don acaba percebendo que pode sim sentir, mas agora chegou à fase mais difícil do seu grande estudo, como provar que realmente pode ser alguém merecedor do amor de Rosie, fazer com que ela acredite que ele realmente sente algo por ela, mesmo que da forma dele que venhamos e convenhamos é um jeito um pouco difícil de  entender, mas também é adorável e incrível, amei a declaração de amor dele, tipo se um homem que jamais viu um filme romântico acaba em uma maratona dos mais melosos de todos os tempos, apenas para entender como se fazer uma boa declaração de amor, pode ter certeza que este homem merece algum crédito.

---Eu convidei você para vir aqui esta noite porque, quando se percebe que quer passar o resto da sua vida com alguém, quer que o resto da sua vida começe o mais rápido possível.

---Agora tenho a impressão de que tudo o que eu fiz na minha vida inteira foi apenas para chegar aqui e ficar com você. 

E se você ficou curioso para ver como termina essa história, só posso dizer: CORRA LOGO atrás do seu exemplar, esta leitura vai te proporcionar ótimos momentos de diversão.

E se você quer saber se você é uma "Rosie" da vida de algum "Don" não deixe de fazer o teste SUPER FOFO na página do facebook da editora AQUI (infelizmente eu não fui compatível, mas no caso do Don isso pode ser bom) kkkkkkkk.

Capa original (essa lagosta tem tudo haver com a história).


Comente com o Facebook: