18 de agosto de 2015

Fragmentados - Neal Shusterman

Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria .

Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.

  "Nota Pessoal"

‘‘Só porque a lei diz, não significa que é verdade.’’

Eu achei incrível e ao mesmo tempo aterrorizante a ideia deste livro, já imaginaram seres humanos vivendo por conta de órgãos de outras pessoas? Aí vocês podem dizer, mas isso é normal, afinal temos os transplantes há todo o momento, sim e eu concordo, mas imagine se essas partes fossem de jovens que não tiveram escolha senão morrer para que você tivesse um coração novo, um rim funcionando perfeitamente... Isso assusta muito não é verdade!?
Essa é a ideia principal de Fragmentados, uma sociedade onde todos tem de ajudar a sociedade há se manter bem e somente os que tem algo à oferecer tem a chance de viver, se você for um jovem problemático ou não tive algum talento excepcional você é um forte candidato a ir para os campos de colheita, onde você será FRAGMENTADO.

O livro é narrado pelos três personagens principais (gosto muito disso, pois sempre quero ver o lado de todos na história) vamos conhecer Connor, Risa e Lev, ambos estão destinados a serem fragmentados e cada um tem seu motivo para estar indo para o campo da colheita, porém o destino faz com quê o caminho dos três se cruzem o que dará início a uma jornada cheia de ação, encontros e perdas...

Connor é o grande herói da trama, afinal isso tudo acontece por conta dele, que foge de casa ao descobrir por acidente que será fragmentado, ele não entende porque isso tem de acontecer com ele, porque seus pais estão fazendo isso com ele e sabe que não quer morrer, então ele foge de casa e ao ser capturado acaba causando o acidente que coloca Risa, uma órfã com um talento sensacional (ela é pianista) em sua vida, ela por não ter nada além do seu talento como musicista não tem mais serventia para o estado que a manda para a colheita. E por último e não menos importante, temos o Lev que com certeza é o personagem mais conflitante da trama., pois ele de bom grado vai para colheita, pessoas como ele são chamados de tributos, pois acreditam que estão fazendo algo maior que eles mesmo e blá, blá, blá... Simplesmente são criados para isso para servirem de banco de órgãos, essa é a verdade, mas esta aí um personagem que muda radicalmente durante a história, Lev me surpreendeu e ao mesmo tempo me deixou furiosa, pois os outros dois passam mal bocados por conta deles.

Agora, juntos terão de sobreviver até os 18 anos, uma vez que após essa idade a fragmentação não é mais possível, será uma corrida contra o tempo e a sociedade que acredita estar fazendo algo bom para eles mesmos, sem se preocupar com que pensa essas crianças que não tem escolha entre viver e morrer....

Outro personagem interessante que aparece na trama é o comandante que ajuda aos fragmentados a escaparem até a idade de não poderem ser mais usados, por quê? Muito importante a resposta dessa pergunta e ela só vem no final do livro de uma forma surpreendente, acredito que todos pensaram da mesma forma. Fiquei muito impressionada com o final, pois não foi o que eu esperada e me tomou de surpresa, bem como a descrição da fragmentação, até parecia que eu estava lá, assistindo de tão bem descrita que foi...

Nunca tinha lido nada deste autor e ele me agradou muito, tem uma escrita instigante e que causa curiosidade no leitor, que não se cansa de virar as páginas para saber o que vai acontecer em seguida, isso acho muito importante para quem lê distopia, uma vez que pode ser um tanto cansativo esse tipo de livro, já na escrita do Neal não senti nada disso, ao contrário.

Espero que os outros livros da série  sejam publicados, pois o final deixou bem claro que a aventura apenas começou para estes três e todos os outros fragmentados...


Série Unwind Dystology

1. Fragmentados

1.5. UnStrung  (with Michelle Knowlden)
2. UnWholly 
3. UnSouled 
4. Undivided 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário