26 de março de 2013

O Protetorado da Sombrinha - Livro I.

   Alma? Gail Carriger
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana.
Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano, que, nada por cima esta morto. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menos educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro --- ocasião em que a rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina?
Será que seu dom de sem alma para anular os poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e … Será que vai ter torta de melado?

Nota Pessoal”

Eu não consegui largar o livro até terminar... Essa é a grande verdade.
Fui totalmente cativada pela história que envolve os seres sobrenaturais que eu mais gosto: Vampiros e Lobisomens – e descobri – que também adoro sombrinhas! (srsrsr).
Alexia Tarabotti é encantadora, cheia de sarcasmo e inteligência, o tipo de mocinha que eu adoro que fingi fazer tudo o que todos querem, mas na verdade ela só faz a vontade dela (lorde Maccon que o diga), apesar de não ter a beleza clássica nem a idade das tão refinadas damas da sociedade, Alexia, é o tipo que cativa todos com sua graça, educação e finês, isso e o fato dela ser uma PRETERNATURAL, em uma sociedade que convide “de forma pacífica” com seres sobrenaturais, ela é conhecida por anular os poderes de qualquer criatura com poderes mágicos, seja presas, os caninos… E depois de quase ser o jantar de um vampiro esfomeado e matá-lo (de forma acidental é claro) ela se vê em meio de uma guerra silenciosa e ela sendo um dos grandes alvos, já que alguém a quer para ter o poder entre os seres sobrenaturais.
Com a morte acidental do vampiro, entra em cena (suspiros profundos) Lorde Conall Maccon, conde de Woolsey, lobisomem ALFA e responsável pelo DAS um órgão secreto, a trabalho da rainha para casos sobrenaturais, claro que Alexia sempre quis trabalhar lá, mas nunca foi aceita, vejam a opinião de lorde Maccon sobre isso:

Lorde Maccon caiu na risada.
--- Agente secreta? A senhorita? Tão sutil quanto um elefante numa loja de cristais --- Mas logo se maldisse por suas palavras, ao perceber a consternação da jovem. Ela se apressou em disfarçar, embora tivesse ficado magoada.

E essa é uma de muitas farpas que ambos vivem trocando, o que apimenta e muitoooo o livro, é de ficar encantada como ele, com o seu lado de macho alfa se sente atraído por ela e pelas loucuras que ela faz; Alexia não é brincadeira e quando resolve que tem de fazer algo, ela faz, independente de qualquer pessoa, temos outros personagens super legais, como o professor Lyall que ajuda ambos em vários momentos, e com seus conselhos amorosos (ssrsrs), temos também lorde Akeldama, um vampiro super velho (e meio gay, pra mim) que vive fazendo graça pra Alexia e não é uma das pessoas preferidas de lorde Maccon e a senhorita Ivy Hisselpenny, grande amiga da senhorita Alexia uma coitada que mal sabe escolher um chapéu sem parecer que vai a uma festa de carnaval (srsrs).
Alexia e Maccon se unem para descobrir quem esta criando vampiros sem a autorização do DAS o que eu achei estranho e tive de me policiar toda hora que via esse contexto era que eles chamam as grandes populações de vampiros de colmeia, como se fossem abelhas e usam termos como zangões (não achei que ficou bem, essa associação), mas no meio sobrenatural, quem somos nós para querem que tudo seja certinho não é verdade…

Adorei, adorei, adorei (fazendo eco) a interação entre o casal, pra mim, um dos melhores que li até agora este ano, é como se eles fossem totalmente diferentes e iguais ao mesmo tempo:

--- Detesto quando faz isso --- queixou-se.
--- O quê? Acertar em cheio? --- A Srta. Tarabotti semicerrou os olhos, satisfeita.
--- Não, fazer com que me sinta previsível.
Ela sorriu.

O livro tem uma dinâmica ótima, em momento algum ele estagna, ao contrário, a cada página virada me via esperando mais uma aventura de Alexia e ela não me decepcionou, não temos marasmo no livro, ele acontece com uma velocidade que acaba tornando impossível ler apenas um capitulo, o leitor fica preso na “teia” que Alexia com seu humor, seu lado investigativo e inteligente.

--- Esta ferida?
--- Quer dizer, afora o meu orgulho? --- A Srta. Tarabotti suspeitou que lorde Maccon a estava tocando um pouco mais que o necessário naquelas circunstâncias; porém, no íntimo, gostou da sensação. Afinal, com que frequência uma solteirona inveterada com ela era revistada por um conde como Lorde Maccon, da mais nobre estirpe? Era melhor aproveitar. Achou graça da própria ousadia e se perguntou quem estava tirando proveito de quem!

Alexia é das minhas (srsrsr) não perdia uma oportunidade de tirar uma "casquinha" do lobisomem, afinal temos de aproveitar o que a vida nos apresenta não é verdade? E Lorde Maccon com certeza era uma benção divina, queridos leitores (aff, adoro esse tipo de mocinho, que nunca sabe que atitude tomar com a mocinhas, mas que no final sempre faz tudo certo) kkkkkk.

E continuando (me empolgo demais pessoal)... O desaparecimento de vampiros e lobisomens se intensifica o que deixa a todos com os nervos à flor da pele, Alexia com certeza se tornou um alvo, disso todos tem certeza, depois que ela foi vitima de uma tentativa de sequestro, Maccon tenta protegê-la de todas as formas, mas é claro que eles não contavam… com a lua cheia e outros malfeitores que acabam encurralando não somente a nossa preternatural, bem como o seu amigo vampiro, daí é só emoção e um final mais que eletrizante ... E que me deixa super ansiosa pelo próximo livro, que tenho certeza será tão bom quanto o primeiro.

Série Alexia Tarabotti
Alma?

Changeless 

Blameless 

Heartless 

Timeless 

Capa original

Comente com o Facebook: