5 de junho de 2013

Saiu da Pilha (perdi as contas #07).

Um Porto Seguro – Nicholas Sparks
Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

"Nota pessoal"

Acho que é isso que todas as pessoas buscam…Um Porto Seguro, um lugar onde se sentissem seguras e longe de tudo que pode nos machucar.
Sempre que vou ler um livro do Sparks me preparo psicologicamente para me emocionar e chorar, seus livros são tão reais pra mim que não consigo acreditar que não é inspirado em uma história real, pois os fatos e atos são contados de uma forma tão verdadeira e cheia de sentimentos que parece que eu estou vendo acontecer.
Eu já li vários livros do Nicholas, mas ainda não li todos, mas vou dizer desde agora que esse é um dos melhores livros que li e vou ler dele, tenho certeza, me senti envolvida, compadecida, triste e feliz com esse livro, envolvida pela história de amor e mais de um tipo de amor que acontece no livro entre Alex, seus filhos e a esposa falecida, entre a Katie e seu esposo abusador, canalha e louco Kevin (afinal, como a Katie mesmo disse tiveram momentos felizes e ver isso acabar de uma forma tão feia é triste demais) e entre o amor verdadeiro, forte e que poucas vezes acontecem na vida como o de Alex e Katie.
Pergunto-me se existem homens como o Alex na vida real e se existissem, mesmo eu sofrendo muito como a Katie sofreu, eu passaria por tudo isso para, no fim do arco-íris encontrar o meu pote de ouro, pois Alex é isso na vida dela, muito mais valioso que toda a dor e sofrimento que a Katie passou é foi muito sofrimento tanto que ele consegue cavar entre os destroços de um coração ferido e partido e mostrar que sempre pode acontecer coisas boas na vida de uma pessoa... É só ela crer e esperar para as coisas acontecerem.
Katie vive à sombra do medo de ser encontrada pelo marido, afinal sabe que desta vez não terá tanta sorte, ele vai matá-la com certeza, após uma fuga digna de James Bond, ela muda de nome e não para por muito tempo em um lugar, pois sabe que Kevin esta à espreita, esperando apenas um pequeno erro, mas ao chegar a Southport, acha que finalmente pode relaxar um pouco, não olhar sob os ombros todas as vezes que saí na rua, Katie vai criando uma vida tranquila, sempre fazendo de tudo para passar despercebida e vivendo um dia de cada vez, ao conhecer Alex jamais imaginou que se sentiria atraída por alguém tão cedo, afinal ela passou por muitos maus tratos e sofrimento no seu casamento, onde era controlada nos mínimos detalhes, a toda hora e mesmo assim, sempre era espancada por nada. Será que dá pra entender esse sentimento? Eu acho que só quem vive esse tipo de terror sabe o que é para quem lê já é difícil aceitar, imagine viver na vida real, deve ser aterrorizante viver sob este tipo de julgo e ver aos poucos você sendo destruída e não conseguir fazer nada, acredito que muitas vezes por não saber o que fazer ou por não ter coragem de fazer por conta do medo.

Alex Wheatley (suspiros e mais suspiros) entrou para a lista dos mocinhos mais maravilhosos, perfeitos, irresistíveis e ÚNICOS que eu já li. Não tem como não querer um pedacinho daquele homem sentimental, domo de um coração maior que o universo, sempre pronto a entender, aceitar e esperar... Esperar até Katie estar pronta, esperar para ter certeza do sentimento que ambos compartilham. Esperar o momento de dar continuidade à vida, isso era o que Carly (sua falecida esposa) esperava dele e lhe disse com todas as letras antes de morrer. Carly foi uma personagem que me marcou pela generosidade do seu amor, tanto pelo Alex quando por seus filhos, ela sabia que ia morrer e a sua maior dor era o sofrimento que a sua ausência causaria a sua família, pois ela sabia o quanto ser doloroso para eles.

E não posso deixar de falar que suas cartas me emocionaram tanto que lá se foi mais um litro de lágrimas em cima do livro (gente, não dá pra não chorar, sério, pra mim, é como se fosse uma história real, o Sparks consegue transmitir isso pra mim, essa veracidade dos fatos, era como se eu estivesse vendo a Carly escrever as cartas, dava pra sentir que apesar de não querer ir embora, mas ao mesmo tempo, ela queria deixar algo para que eles se sentissem melhor, era como dizer: Estou indo, mas deixo o melhor de mim aqui, para vocês).
Ela escreveu uma carta que só poderia ser aberta, por aquela que o Alex escolhesse para partilhar a vida. Já se imaginou fazendo isso? Com certeza não, não é mesmo, pois essa é uma forma de amor que acho que poucos alcançam.

Citei apenas alguns trechos da carta, ao ler na íntegra, espero que estejam com uma caixa de lenços ou mesmo um lençol para secar as lágrimas, porque todos aqueles que tem sentimentos não tem como não se emocionar.

À mulher que meu marido ama”

Foi apenas quando tive filhos que eu realmente compreendi o significado do amor. Não me entenda mal. Eu amo Alex com todo o meu coração, mas é diferente do amor que sinto por Josh e Kristen. Não sei como explicar e não sei se preciso. Tudo o que sei é que, apesar da minha doença, me sinto abençoada, por que fui capaz de vivenciar ambos. Vivi uma vida plena e feliz e senti o tipo de amor que muitas pessoas nunca conhecerão”

Como vou poder dizer que os amo, se não estarei mais aqui?”

Alex. Ele é o meu sonho e meu companheiro, meu amante e meu amigo. Ele é um pai dedicado. Porém, mais do que isso, ele é meu marido ideal. Não posso descrever o conforto que sinto quando ele me toma em seus braços, ou o quanto anseio por poder me deitar ao seu lado, à noite”

Uma reviravolta no final, bem ao estilo Sparks de escrever, como falei pra mim seus livros são como histórias reais, não consigo ver apenas como apenas mais um livro escrito por ele, mas é como se ele de alguma forma ou por intermédio de alguém tivesse tido acesso a todos aqueles fatos.
Amei o que acontece com o Jo, não controlei as lágrimas já que é tão tocante e verdadeira a forma que o destino deles estão entrelaçados.

Tem como não se apaixonar por essa história? 
Leiam sei que vocês vão adorar.

Capa original (gostei mais dessa capa. Essa bicicleta é uma parte importante na história)

Comente com o Facebook: