26 de agosto de 2013

Eu vou, eu vou para a Bienal agora eu vou!

Olá leitores!
Como não compartilhar com vocês a minha alegria...
Com vocês já sabem a Bienal do Livro do Rio de Janeiro esta chegando e a cada dia que passa estamos mais próximos do dia 29 de Agosto e eu estou contando os dias para chegar o dia 31 de Agosto (data da minha ida ao Rio) não vejo a hora de me perder em meio aquelas pilhas e pilhas de livros, louca pra fuçar os sebos em busca dos mais desejados do ano, sem contar dos preços mais em conta (9,90 de preferência) kkkkkk.
Sem contar as visitas aos estandes das editoras tão amadas por todos, a alegria pelos lançamentos mais esperados do momento, como Amante Finalmente da Universo dos Livros (enfim vou me render ao romance gay).
Estou com o coração na mão esperando pelo estante da Novo Século, pois estou rezando que vou chegar lá e dar de cara com o novo livro da Jeaniene Frost da série Night Huntress (Bones te querooo).
Não posso deixar de comentar a ansiedade pelo estante da Novo Conceito que foi destaque mais que especial na Bienal de São Paulo do ano passado e este ano tenho certeza que não será diferente, afinal eles "tomam conta" dos parceiros como nenhuma outra editora.
Outro evento que eu também estou super ansiosa é pelo Encontro das Queridas da Harlequin Brasil, pois é uma das maiores concentrações de Blogueiras que há na Bienal, a interação e alegria são demais nesse evento, ano passado foi demais e este ano acredito que será melhor ainda!

O encontro dos blogueiros também promete ser muito bom, lá vou conhecer uma série de blogueiros, super ansiosa, bem como rever os amigos que ao longo do ano vamos conquistando pelas redes sociais, mas nada como o contato pessoal não é verdade?

Confiram o que vai rolar por lá:

  • Sobre a Bienal
    30 anos de Bienal do Livro do Rio
    Edições da Bienal
    XVI Bienal do Livro do Rio – (2013)
    Alemanha, país homenageado
    Programação Cultural
    Placar Literário – novidade 2013
    Conexão Jovem – novidade 2013
    Planeta Ziraldo
    Café Literário 
    Mulher & Ponto
    Autores 
    Salão de Negócios 
    Visitação escolar
A Bienal do Livro é o principal evento do mercado editorial e mais importante evento cultural do país. A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro é uma iniciativa do SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros - em parceria com a Fagga Eventos e ocupa três pavilhões do Riocentro, em uma metragem de 55 mil m². O evento espera receber em torno de 600 mi visitantes; 170 mil estudantes.
A Bienal do Livro do Rio de Janeiro conta com 950 expositores e uma programação cultural plural, abrangente e sempre atual, que inclui bate-papos, sessão de autógrafos e apresentações de autores nacionais e internacionais.
  • 30 anos de Bienal do Livro do Rio
Em 2013, ao evento chega a 16ª edição e comemora 30 anos de sucesso. O SNEL e a Fagga I GL events exhibitions realizam a Bienal desde a 1ª edição, em 1983, que aconteceu no Copacabana Palace.
São três décadas aproximando e estimulando o contato do público com o livro, promovendo a leitura e a educação.
  • Edições da Bienal
    • XVI Bienal do Livro do Rio – (2013)
Com uma programação cultural desenvolvida para aproximar ainda mais o público do universo literário, a XVI Bienal do Livro Rio aposta em novos ambientes de interação com os leitores e prepara uma grade de eventos ainda mais diversificada e dinâmica. Consolidada como um dos principais marcos do calendário cultural do Rio de Janeiro, a Bienal acontece em 2013 entre 29 de agosto e 8 de setembro.
  • Alemanha, país homenageado 

    A Alemanha é o país homenageado da edição de 2013 – realizadas em parceria como o Goethe-Institut. Em sintonia com a Feira de Frankfurt, que este ano homenageia o Brasil, a presença alemã na Bienal tem como objetivo intensificar o intercâmbio entre as duas nações, enriquecendo o encontro por meio de uma ampla oferta de atividades artísticas e literárias.
    Além da presença dos escritores alemães na programação cultural, o que promoverá uma gama de diálogos com suas contrapartes brasileiras – tendo como pauta assuntos como ilustração de livros infantis, poesia, linguagens intermídia, literatura e viagem, graphic novels e multiculturalismo –, a Alemanha terá um estande de 400 metros quadrados do qual fará parte a exposição multimídia Alemanha de A a Z. As 26 letras esculpidas do alfabeto alemão, quatro delas em 3D, vão ofercer aos visitantes uma perspectiva bem-humorada do país – de “Alltag” (cotidiano) a “Zukunft” (futuro).
Programação Cultural
  
            Placar Literário – novidade 2013 
            Dois espaços inéditos prometem surpreender os visitantes. No clima da Copa das                       Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo, o Placar Literário, com                 curadoria do jornalista João Máximo, será dedicado à literatura de futebol. 
Conexão Jovem – novidade 2013 
Já os leitores adolescentes terão um novo território: além de, mais uma vez, poderem encontrar seus ídolos no Conexão Jovem, eles conhecerão o Acampamento na Bienal, que, comandado por João Alegria, terá como foco a tecnologia e a cultura de convergência − o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro –, mostrando que a narrativa faz parte do dia a dia. 

Planeta Ziraldo
Mantendo o tradicional ambiente dedicado aos pequenos leitores, a XVI Bienal do Livro Rio prestará uma homenagem lúdica e interativa a Ziraldo, autor que, presente em cada edição, se tornou parte indissociável do evento. Seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara. 

Café Literário
E os espaços que mais fizeram sucesso em outras edições permanecem na programação. O tradicional Café Literário, pelo terceiro ano com curadoria do escritor e crítico Italo Moriconi, convidará o público a participar de descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias dos quais farão parte os mais celebrados autores − prosadores, poetas, ensaístas − nacionais e estrangeiros 

Mulher & Ponto
O Mulher & Ponto terá à frente a jornalista Bianca Ramoneda, que levará novidades aos bate-papos sobre os mais diversos aspectos do universo feminino que chamaram a atenção de homens e mulheres nas duas últimas edições. 

Autores 
 Mais de 100 escritores, dos mais variados gêneros e nacionalidades, estarão entre os convidados. Três nomes internacionais já foram confirmados para o Encontro com Autores: Emily Giffin, um dos maiores expoentes da chamada chic lit, que lançou este ano Presentes da Vida (Novo Conceito); Allan Percy, do sucesso de Nietzsche para estressados (Sextante); e James C. Hunter, do fenômeno O monge e o executivo (Sextante). 

Salão de Negócios
A Bienal do Livro Rio terá pela primeira vez, em sua 16ª edição, um salão de negócios (agent center). Atendendo a uma demanda do mercado, o espaço receberá agentes literários e profissionais do livro de várias partes do mundo.
O salão de negócios acontecerá nos três primeiros dias da Bienal, no mezanino 2 (Pavilhão Verde). Em 29 de agosto, dia da abertura da Bienal, o horário de funcionamento será de 13h às 18h, enquanto em 30 e 31 de agosto o espaço permanecerá aberto das 10h às 18h. Já estão confirmados representantes de editoras dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Chile, Gana e do Brasil. 

Visitação escolar
Com o objetivo de incentivar desde cedo o hábito da leitura, a visitação escolar convida alunos de sete a 14 anos das redes pública e particular do ensino fundamental a conhecer a 16ª edição da Bienal. São seis dias destinados ao programa: 30 de agosto e 2, 3, 4, 5 e 6 de setembro. Este ano as inscrições foram realizadas em tempo recorde: em apenas duas horas em meia as instituições de ensino do Rio de Janeiro cadastraram 170 mil alunos para a visitação escolar.
Na chegada ao evento os estudantes receberão a Nota Bienal, que, no valor de R$ 5,50, pode ser trocada por um livro do mesmo valor. Com isso, o projeto possibilita aos visitantes a oportunidade de pesquisar títulos, manusear exemplares e ainda criar posteriormente uma rede entre colegas para troca de títulos, criando uma verdadeira roda de leitura.
Em 2002, a visitação escolar recebeu o Prêmio Caio, na Categoria Evento de Terceiro Setor, pelo compromisso com o futuro das crianças e por sua responsabilidade social. 

Bienal do Livro 2011 – Rio de Janeiro 
Na edição, 640 mil visitantes prestigiaram o evento, percorrendo os corredores, participando da programação cultural e comprovando que o público brasileiro tem investido cada vez mais no prazer e no aprendizado propiciados pela leitura. 
Então nos encontramos lá!

Destaque para a quantidade de autores internacionais.

Confira a programação no site do evento, clique AQUI

Comente com o Facebook: